Pelo MundoSuper Torneios

FIDE Grand Swiss: Vidit e Vaishali triunfam!

O brasileiro Alexandr Fier fez um torneio para ser esquecido...

Uma vitória decisiva — a sétima em dez jogos — deu a Vidit Gujrathi a vitória no torneio na seção aberta do FIDE Grand Swiss. O grande mestre indiano se classificou para o Torneio de Candidatos de 2024. Juntando-se a ele em Toronto estará Hikaru Nakamura, que terminou em segundo lugar, meio ponto atrás. Enquanto isso, no feminino, temos a também indiana Vaishali Rameshbabu conquistando o primeiro lugar após empatar com Batkhuyag Munguntuul no domingo. Anna Muzychuk, que já estava qualificada para o Torneio de Candidatos, ficou em segundo lugar, permitindo que Tan Zhongyi, terceira colocada, assegurasse a segunda vaga para o Torneio de Candidatos.

Fide Grand Swiss – Uma vitória aguerrida

Até mesmo os mais imprudentes apostadores achariam difícil escolher um jogador não invicto como o vencedor do torneio aberto de xadrez mais forte do ano. Voltar de uma derrota é uma tarefa difícil, ainda mais com tão motivados e bem-preparados grandes mestres de elite lutando além da farta premiação em dinheiro, o torneio ainda dava duas vagas no próximo torneio de candidatos E isso foi exatamente o que Vidit Gujrathi conquistou no FIDE Grand Swiss de 2023.

Após uma dolorosa derrota na primeira rodada, o grande mestre de 29 anos de Maharashtra conquistou 7 vitórias em 10 jogos para garantir o primeiro lugar isolado com 8½/11 pontos e um rating performance de 2876.

Em seu caminho para uma vitória memorável, Vidit derrotou jovens promessas como Hans Niemann, Bogdan-Daniel Deac e Javokhir Sindarov — e, o mais importante, empatou com Hikaru Nakamura na rodada 8. Sua vitória decisiva no domingo foi alcançada em sua partida com peças brancas contra o bem preparado Alexandr Predke, que havia derrotado Jan-Krzysztof Duda e Sam Shankland nas rodadas anteriores.

Vidit e Praggnanandhaa no próximo torneio de candidatos

Vidit assim garantiu uma vaga na próxima edição do Torneio de Candidatos, onde se juntará ao compatriota Praggnanandhaa Rameshbabu como o segundo jogador indiano no torneio. Poderíamos até ver um terceiro indiano na lista de oito jogadores se Gukesh conseguir se classificar via Circuito FIDE (embora Anish Giri o tenha ultrapassado na classificação graças a uma forte atuação na Ilha de Man).

Agora que Vishy Anand, semi-aposentado, não está lutando para recuperar o título mundial, o atual número 2 e número 3 da Índia assumiram o bastão e certamente estarão muito motivados para conquistar o direito de enfrentar Ding Liren na próxima disputa do Campeonato Mundial. A ascensão à elite da nova geração indiana está acontecendo mais rapidamente do que alguns poderiam esperar!

Vidit superou Predke em uma posição dinâmica e sem rainhas. Jogando com as peças brancas, o vencedor do torneio eventual calculou corretamente que poderia capturar um peão na jogada 21.

fide-grand-swiss-vidit-predke

Após usar 13 de seus 33 minutos restantes (essa é a jogada 21), Vidit avaliou que era seguro jogar 21.Nxa6. O branco precisará ser preciso para manter sua vantagem enquanto desembaraça suas peças, já que o preto certamente atacará o cavalo um tanto restrito em a6.

Depois que a poeira se assentou, o branco tinha tanto o peão extra no lado da rainha quanto uma peça menor mais flexível.

fide-grand-swiss-vidit-predke-2

29.a4 ganha espaço e aumenta a vantagem do branco. Predke tentou criar contra-ataque no lado do rei, mas sem sucesso — Vidit lidou com as ameaças em torno de seu rei enquanto avançava seu peão externo até a sétima fileira, o que deu a vitória a Vidit em poucos lances mais pra frente.

Nakamura ao ficar em segundo no Fide Grand Swiss e também carimbou sua vaga

fide-grand-swiss-hikaru-nakamura

Um empate em 38 jogadas com as peças brancas contra Arjun Erigaisi permitiu a Hikaru Nakamura terminar o torneio em segundo lugar, meio ponto atrás de Vidit.

Tanto para Nakamura quanto para Vidit, conseguir um empate no domingo não garantia terminar entre os dois primeiros, já que Andrey Esipenko, que entrou na rodada dividindo a liderança com eles, estava certo de terminar o evento com um melhor critério de desempate do que ambos (média de rating dos oponentes excluindo o adversário de rating mais baixo).

No entanto, Esipenko errou em uma posição sem damas contra Anish Giri, depois de ter acumulado uma vantagem de 26 minutos no relógio mais uma vez, mostrando excelente preparação de abertura. Giri inspirado, que vinha de duas vitórias consecutivas, aproveitou ao máximo o erro posicional de Esipenko e conquistou sua terceira vitória consecutiva.

fide-grand-swiss-giri-esipenko

20.Rb5 foi uma das muitas manobras precisas que Giri encontrou em seu caminho para a vitória.

O fato de que Nakamura se qualificou para o Torneio de Candidatos através do Grand Swiss significa que Alireza Firouzja é agora o favorito para obter a vaga pelo rating…

… embora a forte atuação de Giri o tenha deixado 8 pontos atrás do francês na lista de ratings ao vivo, e ambos os jogadores estão definidos para participar da Sinquefield Cup ainda este mês.

A boa fase de Giri também o permitiu subir para o primeiro lugar no Circuito FIDE (abaixo de Fabiano Caruana, que já se qualificou para os Candidatos), então as coisas estão indo bem para a estrela holandesa — que, aliás, é amigo de Vidit!

Colocação final até a 10 posição:

fide-grand-swiss-colocação-final

E como foi o torneio do Alexandr Fier?

fide-grand-swiss-alexandr-fier-2

Todos nós conhecemos o impeto de ataque do nosso querido Fier, e apesar de ser um torneio extremamente forte,literalmente, tinhamos uma esperança de pelo menos um bom torneio do Brasileiro. Porém, o que aconteceu?

Bem, como o  MI Molina disse algumas vezes em suas análises do torneio lá no Youtube, o Fier fez um torneio tiltado. Terminou na posição 112ª de 114 jogadores. Fez 3.5/11, foi bye na penúltima rodada e para piorar, perdeu 24,8 pts de rating FIDE. Mas sabemos que nem tudo são flores e como já foi dito, o torneio era fortíssimo, com certeza lições foram aprendidas nesse torneio.

Que  nosso guerreiro descanse e volte mais forte para as próximas batalhas!

A campanha de “No Fear” segue abaixo:

fide-grand-swiss-alexandr-fier

Fide Grand Swiss Feminino: Vaishali no controle

fide-grand-swiss-Vaishali-Rameshbabu

A terceira jogadora indiana a garantir um lugar em Toronto é Vaishali Rameshbabu, que viajará para o Canadá com seu irmão Praggnanandhaa após conquistar a vitória no Grand Swiss das Mulheres.

Logo após obter sua terceira norma de Grande Mestre no Catar, Vaishali venceu o torneio suíço de 11 rodadas ao marcar seis vitórias e cinco empates. A jogadora de 22 anos obteve vitórias cruciais sobre suas concorrentes diretas: Mariya Muzychuk, Antoaneta Stefanova e Tan Zhongyi em seu caminho para a vitória. Na última rodada, ela seguramente empatou com as peças pretas contra Batkhuyag Munguntuul.

Após ganhar 30,1 pontos de rating, a MI indiana subiu para a 14ª posição na lista de ratings ao vivo das mulheres, com 2497,1 pontos Elo em seu nome — apenas 3 pontos a menos do que precisa para obter o título de GM!

fide-grand-swiss-Tan-Zhongyi

O segundo lugar no Torneio de Candidatos de 2024 foi concedido a Tan Zhongyi, que na verdade terminou em terceiro lugar. Anna Muzychuk, que terminou em segundo, já estava qualificada através da Copa do Mundo da FIDE.

Tan se recuperou de sua derrota contra Vaishali ao vencer Gunay Mammadzada com as peças brancas. Mammadzada deixou passar uma jogada vencedora no meio de jogo:

fide-grand-swiss-tan-mammadzada

A jogada forçada 24…Dc3 dá uma grande vantagem ao preto, já que o branco deve as damas — 25.Dc1, por exemplo, falha para 25…e4 e o preto dá mate na longa diagonal — o que leva o preto a ganhar um peão: ou seja, 25.Dxc3 Rc7, e não há como defender o peão f3 e o peão d5 após …Ra8-a5.

fide-grand-swiss-tan-mammadzada-2

Nada disso foi visto no tabuleiro, já que Mammadzada, após pensar por 12 minutos, errou com 24…Rf8 na primeira posição diagramada.

Tan respondeu rapidamente com 25.c4, obtendo a vantagem. Ela então converteu sua vantagem em uma vitória em 34 lances, que lhe garantiu um lugar nos Candidatos. A grande mestra chinesa terminou o torneio com a mesma pontuação que Munguntuul e superou a azarada mongol por apenas 3 pontos no primeiro critério de desempate!

Colocação final até a 10ª colocada

fide-grand-swiss-colocação-final-feminino

Fonte
Chessbase

Alex Rodrigues

Baiano que ama tecnologia. Faz aplicações para a web, desenvolve e presta consultoria. Adora um jogo de xadrez e um hold´em. Editor do Brainserv.com.br.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo