Pelo MundoSuper Torneios

Copa do Mundo de Xadrez 2015: Quartas de Final

Copa do Mundo de Xadrez 2015: Quartas de Final

E hoje foram encerradas as duas primeiras partidas partidas das Quartas de Final da Copa do Mundo de Xadrez 2015. Com os resultados de hoje, já temos na semi-final, o imparável Pavel Eljanov, que eliminou um dos grandes favoritos ao título, o americano Hikaru Nakamura. Giri, mandou pra casa o francês Maxime Vachier-Lagrave, e também já tem vaga garantida nas semi-finais. Wei Yi vs Svidler e Mamedyarov vs Karjakin, serão os jogos de amanhã no desempate.

Vamos a um resumo do que aconteceu:

Quartas de Final – Jogo 1

Sergey Karjakin e Shakhriyar Mamedyarov, se conhecem bem, e o herói local leva vantagem nos confrontos entre eles: 5 vitórias a 3 contra o russo, e 15 empates. Nesse primeiro jogo, o lenhador não conseguiu romper a gana defensiva do russo, que com duas peças e peão, contra torre, empatou a partida depois de 88 lances.

mamedyarov-karjakin

Com 13 jogos empatados, e 2 vitórias para Maxime Vachier-Lagrave – o último dos quais uma derrota em 18 de janeiro desse ano – os duelos entre o francês e Anish Giri, são especialmente equilibrados. Nessa primeira partida, Giri foi surpreendido por uma defesa Petroff, e depois em entrevista, lamentou não ter forçado mais a posição e no final bem igual, o empate foi justo.

As partidas entre Hikaru Nakamura e Pavel Eljanov: 1 vitória com as peças pretas para o ucraniano em 2001, e uma vitória para o americano em 2010, com as peças brancas. Ainda houve dois encontros em partidas Blitz em 2010, com uma vitória para cada. Dessa vez, o embalado Eljanov não deu brechas a Nakamura, que foi derrotado contundentemente.

nakamura-eljanov

Um único encontro entre Wei Yi e Peter Svidler, terminou com uma vitória com as peças pretas para o russo, isso aconteceu em 16/07 desse ano, no confronto China-Rússia por equipes. Nessa primeira partida, de brancas, Svidler pressionou bastante o rei do chinês em uma abertura inglesa, mas Wei Yi se defendeu muito bem e após 21 lances, empate.

Quartas de Final – Jogo 2

Com o placar desfavorável a seu favor, Hikaru Nakamura não tinha escolha, era tudo ou nada, tinha que ganhar para tentar resolver depois, nas partidas de desempate. Mas para azar do americano e inglesa usada foi muito bem estudada por Eljanov, que não passou dificuldade em nenhum momento da partida. Jogou de forma sólida e segura e Hikaru não tinha mais o que fazer na posição além de aceitar o empate. No final, Eljanov deve ganhar uma quantidade de pontos interessante na próxima lista de rating da FIDE!

Svidler mais uma vez forçou a barra pra cime de Wei Yi. Uma partida italiana onde rapidamente a coluna G estava aberta e cheia de opções. Só que o chinês é sangue frio e já mostrou várias vezes que sabe se virar em posições desfavoráveis, e com isso, empate mais uma vez. Amanhã tem desempate nas rápidas.

wei-yi-svidler

Nessa segunda partida, o lenhador entregou qualidade por pressão no centro, mas não foi suficiente para ganhar. E sendo assim, os dois vão se emfrentar amanhã nas rápidas.

Anish Giri jogou de brancas um peão da dama que, até o lance 25, pensei que iria dar empate. Mas o acúmulo de mínimas vantagens na posição, o fez ter uma posição já bastante favorável a partir do lance 32. Dai pra frente foi só administrar e conseguir a vaga para as semi-finais.

mvl-giri

A Copa do Mundo de Xadrez 2015, após essa fase, vai dar uma parada, e só irá retornar dia 27/09. Aguardem, pois as partidas de desempate vão pegar fogo, além de classificar os dois últimos jogadores para as semi-finais.

E vocês amigos? Quem passa?

Assistam a tudo aqui com a gente! Basta clicar no link abaixo:

Alex Rodrigues

Baiano que ama tecnologia. Faz aplicações para a web, desenvolve e presta consultoria. Adora um jogo de xadrez e um hold´em. Editor do Brainserv.com.br.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo