Pelo MundoSuper TorneiosVídeos

Copa do Mundo de Xadrez 2015 – Terceira Fase

Copa do Mundo de Xadrez 2015 – Terceira Fase

E hoje acabou a terceira fase da Copa do Mundo de Xadrez 2015, que está sendo realizada na cidade de Baku, no Azerbaijão.

Longe de ter sido uma rodada tranquila, mais uma vez, supostos favoritos deram adeus a competição. Jogadores que pensei que iriam mais longe, como o russo Alexander Grischuk, tomou uma surra do até então invicto ucraniano, Pavel Eljanov. Radjabov, sucumbiu no desempate frente Svidler, Kramnik teve o mesmo destino, também foi eliminado no desempate.

GM Alexander Grischuk
GM Alexander Grischuk

Nenhuma surpresa nos confrontos de Caruana, Maxime Vachier-Lagrave, Wesley So (que vem fazendo uma boa Copa do Mundo, logo após a péssima Sinquefield Cup), Giri e Topalov.

GM Wesley So
GM Wesley So

O exército chinês, com certeza vai ter pelo menos 1 jogador na quinta-fase, pois na próxima rodada, teremos o confronto entre Ding Liren e a sensação Wei Yi, que tem apenas 16 anos. Me expliquem agora, essa história de deficiência técnica dos chineses… Quem é, sabe.

O veterano Michael Adams também passou! Ganhou suas duas partidas no desempate para o cubano Leinier Dominguez. O polonês Wojtaszek passou por Granda Zuñiga, e Jakovenko mandou Ivanchuk pra casa.

Deixei para falar do encontro entre Nakamura vs Nepomniachtchi por último, pois esse embate está dando treta até agora. Foram jogadas as partidas com ritmo pensado, o desempate de rápidas, mas o duelo só foi decidido com a partida no formato armageddon, onde Ian jogou de brancas, com tempo a mais no relógio e mesmo assim perdeu para Nakamura. Vale destacar aqui que, Ian apelou para comissão arbitral do torneio após a partida, pedindo mudança nos resultados, alegando que o GM americano efetuou o roque usando as duas mãos, além de infringir a regra de “peça tocada, peça jogada” (numa tradução livre), em várias ocasiões.

Em primeira instância, os resultados liberados agora a pouco pelo comitê de apelação foram os seguintes:

  1. O resultado da partida se mantém em vitória ao GM Hikaru Nakamura.
  2. De acordo com o artigo 4.7 das Leis do Xadrez da FIDE (Um jogador perde o direito de reclamar de uma violação do Artigo 4 feita por seu oponente, uma vez que ele deliberadamente toque em uma peça e continue o jogo). Assim, o recorrente não pode pedir mudança no resultado.
  3. O comitê recomendou que o árbitro principal tem que dar um aviso ao reclamado, assegurando que o mesmo siga o artigo 4º das Leis do Xadrez da FIDE (4.1: Que o jogador use apenas uma mão para fazer todos seus movimentos, e não tocar nas peças, nem ajustá-las, sem informar seu adversário ou ao árbitro, pois sendo assim, o jogador terá que efetuar o lance com a peça que foi tocada.)
  4. A comissão ainda, taxou Ian no valor de U$500, para lembrá-lo que, nesses casos, o correto não é esperar o fim da partida, em sim, parar o relógio imediatamente e solicitar intervenção do árbitro.

Nepo vs Naka

Essa história está longe de acabar, pois Ian recorreu da decisão do comitê. Estamos aguardando novidades. E assim que sair alguma coisa, vamos manter vocês atualizados.

Para a próxima fase, se nada mudar, teremos os seguintes embates:

GM Peter Svidler x GM Vaselin Topalov
GM Ding Liren x GM Wei Yi
GM Anish Giri x GM Radoslaw Wojtaszek
GM Maxime Vachier-Lagrave x GM Wesley So
GM Hikaru Nakamura x GM Michael Adams
GM Dmitry Jakovenko x GM Pavel Eljanov
GM Shakhriyar Mamedyarov x GM Fabiano Caruana
GM Dmitry Andreikin x GM Sergey Karjakin

Como sempre, as partidas vão começar as 7:00 da manhã, horário de Brasília. E claro, você assiste tudo aqui no 64Casas.com, basta clicar no link abaixo:

Alex Rodrigues

Baiano que ama tecnologia. Faz aplicações para a web, desenvolve e presta consultoria. Adora um jogo de xadrez e um hold´em. Editor do Brainserv.com.br.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo