Pelo MundoSuper TorneiosVídeos

Sergey Karjakin é o Campeão da Copa do Mundo de Xadrez 2015

Sergey Karjakin é o Campeão da Copa do Mundo de Xadrez 2015

E hoje, Peter Svidler e Sergey Karjakin, voltaram ao salão do Fairmont Flame Towers em Baku, para finalmente decidir o vencedor da Copa do Mundo de Xadrez 2015. Foi um espetáculo digno de filme. Com drama, suspense, reviravoltas e final feliz, pelo menos para um deles 🙂

karjakin-vs-svidler-03

Foi um match titânico. Cheio de erros, oportunidades perdidas, torres penduradas, nervoso… Muito nervoso! A única coisa que não aconteceu nesse match foram os empates. Empates que poderiam decidir a contenda tanto para um lado, quanto para o outro. E após 10 jogos decisivos, Sergey Karjakin foi coroado como novo vencedor da Copa do Mundo de Xadrez 2015.

karjakin-final

Hoje, com certeza Svidler esteve com várias chances na mão de decidir o evento a seu favor, mas parecia que não era pra acontecer. Já Sergey, que já sobreviveu a situação adversa desde a semifinal contra Eljanov, saiu de um 2×0 no início do match, para finalizar no blitz, justamente pelo mesmo placar.

Partidas de 25 minutos

Na primeira partida rápida, Karjakin preparou uma surpresa para Svidler jogando de brancas, mas Peter reagiu bem e conseguiu equilibrar as ações, chegando até, a ter alguma vantagem. Por volta do lance 39, as pretas tinham uma posição bem confortável, além de seu par de bispos bem ativo:

[fen cal=Yd3f2]r4bk1/7p/4ppp1/1p1q4/r1bP1B2/2P2P1P/P1RR1NP1/1Q4K1 b – – 0 1[/fen]

Jogando rapidamente para ganhar tempo com o incremento do relógio, Svidler deixou passar 68…g5, que aparentemente seria suficiente para empatar.

Mas com o avançar da partida, o que vimos foi um final com peão a menos e um lance tático 80…d5+!, que devolveu peão, mas tirou o bispo da casa que estava protegendo a subida do Rei de Karjakin. Esse rei veio por trás das peças inimigas e acabou com o jogo na ala do Rei adversário. 1×0 para Sergey, que precisava apenas de um empate.

Como sabem, o verbo empatar não foi conjugado neste match. No jogo de volta, Peter jogou um Ataque Índio do Rei, mas fora da variante clássica, ele jogou 9.e5, ao invés das trocas em d5. Uma avalanche de peças foi posicionada contra o rei negro na ala do Rei, mas ligeiramente o foco foi redirecionada a ala contrária e com isso, Peter ganhou um peão no processo.

karjakin-vs-svidler-01

Após uma boa troca de peças, as brancas ficaram com um Cavalo bem centralizado e, após a troca de Damas, juntamente com muita pressão por parte de Peter, a posição caiu em colapso e o placar foi equalizado mais uma vez.

Partidas de 10 Minutos

As partidas nesse controle de tempo foram muito estranhas. mas acredito que isso se explique devido a tensão e nervos a flor da pele. Logo na primeira, Karjakin se perdeu completamente na abertura, ficou em posição ruim e foi punido rapidamente. Abaixo, posição após 23…Txd2!

[fen cal=Yd8d2]4rbk1/pp3p1p/2b1q1p1/P3n3/2R1P3/7P/1P1rBPP1/1QB1R1K1 w – – 0 1[/fen]

Na segunda partida, Svidler mais uma vez evitou entrar na Najdorf da Siciliana e tentou jogar algo parecido com a Maroczy. Mas essa mistura de planos custou caro, pois perdeu um peão logo no início e Karjakin voltou a respirar novamente.

Partidas Blitz 5+3

Aqui, as coisas continuaram sinistras para os dois jogadores: No primeiro jogo, karjakin erra e Peter deixa passar a oportunidade, então, Sergey erra de novo e dessa vez a posição de Peter é vencedora. Só que restava pouco tempo para os dois e naquele joga pra lá e pra cá por causa do pouquíssimo tempo, a torre de Peter ficou de graça para Sergey. Fim de partida e Karjakin vira o match.

Veja no vídeo abaixo, o momento em que Peter pendura a torre:

E para finalizar, Svidler não pode fazer nada no segundo jogo, apesar da iniciativa. Karjakin segurou bem e ainda venceu a segunda partida, sagrando-se campeão, e evitando a partida Armaggedon.

karjakin-vs-svidler-02

A Copa do Mundo de Xadrez 2015, distribuiu 1.6 milhões de dólares em prêmios, além de duas vagas para os finalistas, para o Torneio de Candidatos que será realizado ano que vem.

E assim, encerramos a cobertura desse excelente e emocionante torneio. Espero que tenham gostado! Se querem ver ou ler mais a respeito, nos sigam no Twitter, Facebook, e veja o que postamos também no Instagram.

Até a próxima!

Alex Rodrigues

Baiano que ama tecnologia. Faz aplicações para a web, desenvolve e presta consultoria. Adora um jogo de xadrez e um hold´em. Editor do Brainserv.com.br.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo