Super TorneiosXadrez

Veselin Topalov vence o Norway Chess 2015 – 64Casas.Com

grand-chess-tour

Com grande vitória de Vaselin Topalov no Norway Chess 2015, veja um resumo da última rodada:

Topalov – Anand 1/2 – 1/2:

Veselin Topalov só precisava de um empate para garantir a vitória no Norway Chess 2015. Sem titubear, escolheu uma linha muito sólida em um gambito de dama e a partida empatou por repetição de movimentos em uma posição bastante conhecida. Sendo assim, o búlgaro ficou no lugar mais alto do pódium do Norway Chess 2015, fazendo 6,5 pts, o que vai lhe dar uma vantagem na próxima etapa do Grand Chess Tour. Anand, resolveu não entrar na guerra pelo ponto (que lhe daria a vitória no torneio), e acabou ficando com a segunda colocação, a meio ponto de Topalov.

Aronian – Nakamura 0-1:

Nakamura nessa última rodada, não fugiu de seu estilo agrassivo. Em um ataque na ala do rei, avançou com h5-H4, em uma variante interessante da Inglesa. Levon Aronian usou esse tempo para tentar ganhar espaço no centro, mas depois do roque de Nakamura, Levon se viu em apuros e o seu rei não tinha lugar pra se esconder. Mesmo após a troca de damas, Levon tentou segurar o jogo tentando sobreviver ao final de partida, porém Nakamura mostrou excelente técnica e ganhou. Com 6 pontos, Hikaru ficou com a terceira colocação, atrás de Anand nos critérios de desempate. Aronian, que a algum tempo não encontra seu melhor xadrez, terminou o certame com 3 pontos.

Hammer – Carlsen 1-0:

A batalha entre os jogadores da casa começou de forma pouco ortodoxa, com Magnus jogando uma linha um tanto estranha. Hammer aproveitou a oportunidade e balançou o martelo (eu sei, piada horrível…). Carlsen foi forçado desistir de uma troca, e depois de não conseguir encontrar a melhor defesa para as debilidades em sua posição que vinha se desmoronando desde o lance 23, o jogo foi só ladeira abaixo para o campeão mundial. No final das contas, Hammer com duas torres na 7ª fileira, fez o campeão perder a 4ª partida no torneio e com isso, conseguiu sua primeira vitória. Jon Ludvig Hammer, terminou o torneio com 3 pontos, enquanto Magnus levou apenas 3½, um torneio que com certeza o campeão vai querer esquecer rapidamente.

Vachier-Lagrave – Grischuk 1/2 – 1/2:

MVL – Grischuk, jogaram uma Nimzo-índia com Bg5. Após um meio jogo bastante interessante, peões dobrados em G, terminaram aparecendo na posição branca, mas mesmo assim, sua posição ainda era preferível. Grischuk se defendeu bem em um final de torre, e Maxime não consegui encontrar nada melhor do que dividir o ponto com um perpétuo. Grischuk finalizou a competição com 3½ pontos (-2), e Vachier-Lagrave, 4.

Caruana – Giri 1/2 – 1/2:

A partida se desenrolou sob uma abertura espanhola onde não demorou para aparecer um peão fraco em d3 das negras. Porém, quando finalmente foi possível romper com 19 … a5, a posição foi estabilizada, e com as trocas, um final de torre e dama surgiu no fim de jogo. Muita precisão no final, mas nenhum dos lados foi capaz de vencer. No final, Caruana acabou com 4 pontos, e Giri com 5½.

{}!

 


 

Alex Rodrigues

Baiano que ama tecnologia. Faz aplicações para a web, desenvolve e presta consultoria. Adora um jogo de xadrez e um hold´em. Editor do Brainserv.com.br.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo