Pelo MundoSuper Torneios

Copa do Mundo de Xadrez 2015: Svidler vs Karjakin na Final

Copa do Mundo de Xadrez 2015: Svidler vs Karjakin na Final

E finalmente chegamos a super final da Copa do Mundo de Xadrez 2015, que está sendo realizada na cidade de Baku, no Azerbaijão.

Após 3 semanas de jogos, muitas surpresas, dramas, tretas e grandes jogos, a Rússia terá dois jogadores na final: Sergey Karjakin vs Peter Svidler. Esse último, passou o carro no holandês Anish Giri, e nem precisou das partidas de desempate para garantir vaga na final que começa amanhã, e no torneio de candidatos de 2016. Já Karjakin, passou para final, vencendo o ucraniano Pavel Eljanov, que começou o torneio de forma eletrizante, vencendo seus 6 primeiros jogos, e só perdendo a primeira partida agora, no desempate para Karjakin.

karjakin-vs-eljanov

Claro que, com certeza, chegar a final é o objetivo, mas se pararmos para analisar, Eljanov, mesmo com essa eliminação, se deu muito bem: embolsou uma grana considerável, subiu umas 17 posições no ranking da FIDE e ganhou muitos pontos. Nada mal, muito merecido.

A semifinal Karjakin vs Eljanov:

A primeira partida pensada, teve mais batalha. No final, Pavel com um peão de vantagem não converteu e após 77 lances, empate. Segunda partida, Karjakin de brancas e a certeza de que queriam ir para o desempate nas partidas rápidas, pois, empatar em 14 lances, não vejo outra explicação.

Na primeira partida do desempate, Eljanov tira o primeiro zero do marcador. Em uma abertura cuidadosamente preparada, chegou a vitória após 44 lances e a forma que venceu, sinceramente, pensei que Karjakin não teria nervos para prosseguir… Ledo engano! Em mais uma partida de peão da dama, Karjakin foi sufocando Pavel aos poucos. Conseguindo vantagem após vantagem no final. Não deu outra. Encontro empatado.

karjakin-vs-eljanov-2

Nas partidas de 10 minutos, Eljanov aplicou a mesma abertura com que venceu Karjakin, e o mesmo aparentemente, entrou na mesma linha desfavorável que o levou a derrota. Mas com um erro grave de Eljanov, o russo aproveitou muito bem a chance e cravou a vitória. 1×0 no placar, precisando apenas de um empate para avançar.

E foi aqui que a porca torceu o rabo: Na segunda partida, de pretas, Eljanov estava muito bem, e lá para o lance 35, tinha uma posição com boa possibilidades no lado do rei.  A partida se estendeu até um final de bispos de cores diferentes, e 2 peões a mais para Pavel. Ele tinha mais tempo no relógio e Karjakin apenas segundos, talvez por isso não tenha se dado conta, pois repetiu a posição 3 vezes, e de acordo com as regras da FIDE, isso é empate. Ao contrário de Nepomniachtchi, que esperou terminar a partida para solicitar intervenção dos árbitros em sua polêmica partida contra Nakamura, Karjakin fez o correto: Parou na hora o relógio, solicitou intervenção, e os árbitros convidaram os dois jogadores a irem a um outro tabuleiro, onde refizeram a partida e viram lá, que realmente o russo tinha razão. Uma pena o torneio de Eljanov ter terminado dessa forma.

E sendo assim, não teve jeito. Karjakin na final da Copa do Mundo de Xadrez amanhã, e vaga garantida no Torneio de Candidatos em 2016.

karjakin-vs-eljanov-diagram-01

Mas é isso amigos, amanhã teremos Svidler vs Karjakin na grande final. E claro, vocês acompanham as partidas aqui, ao vivo!

E pra vocês? Quem leva?

Alex Rodrigues

Baiano que ama tecnologia. Faz aplicações para a web, desenvolve e presta consultoria. Adora um jogo de xadrez e um hold´em. Editor do Brainserv.com.br.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo